Massas e Queijos

O Queijo e Algumas Variedades

Ao longo do tempo, o queijo evoluiu chegando ao que conhecemos hoje, se tornando num produto de consumo com apreciadores espalhados pelos quatro cantos do mundo.

O queijo é um derivado do leite, que concentrado através da coagulação e da eliminação da parte líquida, o soro, se convertem nas fases que caracterizam a produção de todas as variedades de queijo.

 O queijo é um alimento que pode ser fabricado com leite de ovelha, vaca, cabra, ou ser composto por uma mistura de vários leites, por isso,  sua consistência e paladar variam conforme a região onde é produzido.

Podemos citar algumas variedades de queijo:

Queijo Brie  – é um queijo de massa macia e quebradiça, sua característica casca branca aveludada. Por isso também é conhecido como queijo de mofo branco.

Em geral, produzidos em processos manuais, a partir de pequenas quantidades de leite, apresentam-se normalmente em forma de triângulos ou em formas cilíndricas de 1 Kilo.

O ponto ideal para ser consumido apresenta-se entre 25 e 40 dias após sua fabricação. Com essa maturação terá adquirido sua massa cremosa e seu característico sabor.

É servido normalmente para consumo, em tábuas de queijos ou saladas ou podem ser usados em versões culinárias quentes. Servem também como sobremesa, acompanhado de pera.

O queijo Cheddar – o tradicional é duro, prensado, tem formato de tambor, com cerca de 28 kg e é amarrado com uma bandagem para garantir casca boa e dura, de cor marrom acinzentada. 

Seu interior é amarelo-ouro, que escurece de acordo com o envelhecimento do queijo. O sabor começa suave, com toque de nozes, geralmente com leve traço de sal.

Sofre maturação de 6 a 18 meses, quando envelhece, o sabor de nozes fica mais forte e ganha uma picante acidez. Feito de leite de vaca, contém cerca de 48% de gordura.

Tem típica coloração amarelo alaranjado, consistência fina, quase pastosa quando prensado entre os dedos e sabor ligeiramente ácido ou cítrico.

No Brasil são mais encontradas as versões de queijo processado sabor cheddar, em fatias prontas para uso.

Consumo puro, ou quando processados, usam-se em sanduiches quentes, em hambúrger ou bife, graças a seu sabor e derretimento fácil.

O queijo Cottage  consiste basicamente em grãos da coalhada, imersos em uma mistura de creme e sal. Seu sabor é ligeiramente ácido e salgado. Em geral são apresentados em potes plásticos sanitizados e duram de 2 a 3 semanas sob refrigeração.

Também consumido puro ou acompanhando frutas e saladas, aqui são indicados em dietas de baixas calorias.

O Cream cheese é um  queijo com alto teor de creme de leite que se obtém da centrifugação da coalhada. Pode ser natural ou adicionado de sabores.

É usado em sanduíches, em patês ou como ingrediente para o cheese cake.

O queijo Minas Frescal tem alto teor de umidade, massa branca, consistência mole, textura fechada com algumas olhaduras irregulares, sabor suave a levemente ácido.

É obtido da simples coagulação do leite com ácido láctico ou fermento. Sua produção é disseminada e por isso tem considerável variação no padrão.
É também conhecido como queijo branco, queijo Minas ou frescal.

Atualmente, existem mais de 400 tipos de queijos que se diferenciam pelo leite utilizado na coagulação, como de vaca, ovelha, cabra e búfala, como também, pelo teor de gordura, o tempo de envelhecimento e, até mesmo, pelas bactérias que são utilizadas no processo de acidificação e bolores, como nos queijos gorgonzola e roquefort.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×